África do Sul e México empatam no primeiro jogo da Copa
Com 84.490 torcedores no Soccer City, seleção anfitriã saiu na frente com Tshabalala, mas Rafa Márquez empatou para os mexicanos
Diante de 84.490 torcedores, os anfitriões sul-africanos foram pressionados no primeiro tempo, saíram na frente no segundo, mas conseguiram apenas um empate em sua estreia na Copa do Mundo de 2010. Nesta sexta-feira, no estádio Soccer City, em Joanesburgo, a seleção da África do Sul ficou no 1 a 1 com o México, com gols marcados por Tshabalala e Rafa Márquez.
O jogo marcou um recorde pessoal para o brasileiro Carlos Alberto Parreira, que passou a ser o único técnico a dirigir seleções em seis Copas do Mundo, superando Bora Milutinovic, com quem estava empatado. Parreira já tinha estado no comando do Brasil duas vezes (1994 e 2006), do Kuwait (1982), dos Emirados Árabes (1990) e da Arábia Saudita (1998)
Apesar de atingir a marca pessoal, o resultado decepciona o treinador brasileiro, que afirmara, na véspera de enfrentar o México, que em caso de vitória na estreia ninguém seguraria a África do Sul nesta Copa.
O primeiro tempo foi de incontestável superioridade dos mexicanos, que fizeram a torcida sul-africana prender a respiração e os sopros nas Vuvuzelas desde os minutos iniciais, quando Giovani dos Santos, o melhor em campo na primeira etapa, quase marcou.
Parreira sentia o nervosismo de sua equipe e, com 5 minutos, já estava na beira do campo dando orientações. O panorama, porém, não se alterou até o fim da primeira etapa. Tanto que, ao fim dos 45 minutos iniciais, os mexicanos detinham pouco mais de 62% de posse de bola, contra menos de 35% dos anfitriões. O México chegou a marcar um gol, bem anulado por posição de impedimento de Vela.
No segundo tempo, Parreira colocou o lateral-esquerdo Masilela, titular da posição que não atuava por não estar com 100% de condições físicas, na vaga de Thwala. E o gol sairia por ali, pelo lado esquerdo, mas sem a participação de Masilela: quem marcou foi Tshabalala, após receber belo passe de Dikgacoi.
Depois de abrir o placar, os sul-africanos tiveram boas chances de ampliar a vantagem em contra-ataques. Mas não conseguiram fazê-lo e acabaram sofrendo o empate quando os mexicanos já não mostravam a mesma força do primeiro tempo: após bobeada da defesa sul-africana, a bola sobrou livre para o zagueiro mexicano Rafa Márquez, do Barcelona, empatar aos 33 minutos.
Depois do empate, as duas equipes se revezaram no ataque, mas a única grande chance foi mesmo da África do Sul, que acertou a trave do goleiro Oscar Perez em um chute de Mphela já aos 44 minutos.
A África do Sul volta a jogar na próxima quarta-feira, dia 16, contra o Uruguai. Já os mexicanos enfrentarão a França na quinta-feira, dia 17.