Operação da UE detém 55 piratas e 6 navios na costa da Somália
Madri, 20 mar (EFE).- A Operação Atalanta da União Europeia (UE), que combate a pirataria em frente à costa somali, deteve 55 piratas e seis embarcações, desarticulou dez grupos de piratas e destruiu 11 botes neste mês de março, uma vez acabados as monções, informaram fontes do Ministério de Defesa espanhol.
Devido ao fim da temporada de ventos e à chegada do bom tempo, a Atalanta intensificou suas ações com a operação Iron Fist (Punho de Aço) na bacia sul da Somália.
O objetivo da Iron Fist é reforçar a vigilância dos portos e as bases onde se sabe que há piratas operando e ter um maior controle em alto-mar dos grupos de piratas, cujas atividades aumentam com a chegada do bom tempo.
Além de ter uma maior presença de transportes militares, que foram transferidos de outras regiões à bacia sul, "se otimizou o período de presença dos navios no mar, encurtando seu tempo nos portos", acrescentaram as mesmas fontes.
Junto aos navios, estão três aviões de patrulha marítima, cuja finalidade é proporcionar informações permanentes sobre os piratas.
Como resultado da operação, foram detidos 55 piratas. Além disso, hoje mesmo uma fragata alemã interceptou duas lanchas, transferiu os tripulantes a um navio e afundou os botes dos piratas.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial