ElBaradei: O rosto da esperança para os egípcios
Ontem
foto Yannis Behrakis/reuters |
ElBaradei recebido numa mesquita no Cairo |
Nasceu no dia 17 de Junho de 1942 no Cairo, cidade onde se licenciou em Direito, com 20 anos. Em 1974, concluiu o doutoramento em Direito Internacional pela Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde foi professor adjunto entre 1981 e 1987.
Iniciou a carreira de diplomata no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1964, tendo exercido funções na missão permanente do Egipto na ONU, em Nova Iorque e em Genebra, tendo a seu cargo, entre outros dossiês, as políticas de armamento.
Integrou a equipa que negociou os Acordos de Paz de Camp David, nos Estados Unidos, entre os países árabes, os palestinianos e Israel, em 1978.
Em 1984 ingressa na Agência Internacional de Energia Atómica, onde desempenha diversos cargos até se tornar director-geral, em 1997, posição que ocupou durante 13 anos.
O papel que desempenhou na luta contra a proliferação de armas nucleares, nomeadamente, através das inspecções no Iraque antes da invasão pelos EUA, valeu-lhe o prémio Nobel da Paz em 2005.
Desde 2009 que o seu nome é falado para candidato da Oposição às eleições presidenciais deste ano. Elbaradei é casado com Aida Elkachef, uma professora primária.
Numa entrevista concedida ao jornal Herald, o prémio Nobel da Paz disse: "Encontro muitos pontos em comum entre a forma como desempenho o meu trabalho e a forma como a minha mulher educa crianças de três anos.
Nós, os seres humanos, comportamo-nos da mesma forma, quer tenhamos três ou 50 anos".
O casal tem dois filhos: Laila, uma advogada que vive em Londres, e Mostafa, produtor de televisão, que reside no Cairo.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial