segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ElBaradei: O rosto da esperança para os egípcios

Ontem

Fátima Mariano
 
É o rosto da esperança num futuro livre para os egípcios. Mohamed ElBaradei, 69 anos, regressou no dia 28 de Janeiro ao país para se juntar aos milhares de cidadãos que na rua protestam contra a ditadura de Hosni Mubarak e disposto a liderar um governo de transição.
 
foto Yannis Behrakis/reuters
ElBaradei: O rosto da esperança para os egípcios
ElBaradei recebido numa mesquita no Cairo
 
Mohamed ElBaradei é o quinto filho de Mostafa ElBaradei, um advogado que defendeu, desde a primeira hora, a liberdade de imprensa e um sistema legal independente e que várias vezes esteve em confronto com o então presidente Gamal Abdel Nasser.

Nasceu no dia 17 de Junho de 1942 no Cairo, cidade onde se licenciou em Direito, com 20 anos. Em 1974, concluiu o doutoramento em Direito Internacional pela Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde foi professor adjunto entre 1981 e 1987.

Iniciou a carreira de diplomata no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1964, tendo exercido funções na missão permanente do Egipto na ONU, em Nova Iorque e em Genebra, tendo a seu cargo, entre outros dossiês, as políticas de armamento.

Integrou a equipa que negociou os Acordos de Paz de Camp David, nos Estados Unidos, entre os países árabes, os palestinianos e Israel, em 1978.

Em 1984 ingressa na Agência Internacional de Energia Atómica, onde desempenha diversos cargos até se tornar director-geral, em 1997, posição que ocupou durante 13 anos.

O papel que desempenhou na luta contra a proliferação de armas nucleares, nomeadamente, através das inspecções no Iraque antes da invasão pelos EUA, valeu-lhe o prémio Nobel da Paz em 2005.

Desde 2009 que o seu nome é falado para candidato da Oposição às eleições presidenciais deste ano. Elbaradei é casado com Aida Elkachef, uma professora primária.

Numa entrevista concedida ao jornal Herald, o prémio Nobel da Paz disse: "Encontro muitos pontos em comum entre a forma como desempenho o meu trabalho e a forma como a minha mulher educa crianças de três anos.

Nós, os seres humanos, comportamo-nos da mesma forma, quer tenhamos três ou 50 anos".

O casal tem dois filhos: Laila, uma advogada que vive em Londres, e Mostafa, produtor de televisão, que reside no Cairo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial